Notícias

ENTREVISTA: Investimentos e adequação ao Novo Marco Legal do Saneamento

ENTREVISTA
Investimentos e adequação ao Novo Marco Legal do Saneamento em pauta

Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira, dia 21, ao jornalista Saulo Machado, âncora do Programa Dia a Dia, da Rádio Araranguá 95.5 FM, o diretor geral do SAMA, Jairo do Canto Costa e o engenheiro químico, Mario Copetti, abordaram a situação do fornecimento de água e o tratamento de esgoto feito pela autarquia. Jairo também revelou que, recentemente, o SAMAE entregou sua prestação de contas ao TCE-SC.

Um dos pontos centrais da conversa foi o prazo estabelecido para a adequação ao Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026), onde estão estabelecidas metas até 2033, nas quais, todos os municípios brasileiros devem atender a 99% da população com serviços de água potável e ao menos 90% dos habitantes com coleta e tratamento de esgoto.

Ambos expressaram preocupação com a brevidade do, especialmente considerando os desafios financeiros e técnicos envolvidos. “Atingir a meta de 90% da rede de esgoto instalada até 2033 exigirá um investimento considerável. Se trata de um valor bem significativo. O Ministério Público cobra uma porcentagem onde temos que passar com a rede. Não é uma tarefa fácil de se fazer. Acredito que custaria algo em torno de R$ 400 milhões”, destacou Jairo.

Já Mário Copetti, engenheiro químico e diretor do setor de Águas do SAMAE, ressaltou uma preocupação específica com a qualidade da água na região, alertando para a presença de aproximadamente 70% de alumínio no solo. “A falta de análises regulares representa um risco para a população que utiliza poços artesianos”.

Ele ainda explicou que, em nossa região existe muito alumínio no solo, o que requer constante avaliação. “Para a população que utiliza ponteira e nunca providenciou uma análise quanto a qualidade da água, a situação é extremamente arriscada. O SAMAE abastece com água praticamente 90% do município, porém é necessário realizar o tratamento de forma adequada”.

Jairo explicou que aproximadamente 40% da rede da área urbana do município dispõe desta infraestrutura. Também anunciou os preparativos para a construção da ETA VI Lagoa do Caverà e da ETE II, em Morro dos Conventos.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR