ETA VI Lagoa do Caverá vai ampliar e qualificar fornecimento de água

ABASTECIMENTO DE ÁGUA
ETA VI Lagoa do Caverá vai ampliar e qualificar fornecimento de água
Araranguá
Na tarde quarta-feira, dia 6, o engenheiro químico do SAMAE, Mario Copetti esteve conferindo – com a companhia do engenheiro civil Mateus Cardoso, da empresa Biog Sistemas de Saneamento, que executa a obra – o estágio da construção da Estação de Tratamento de Água (ETA VI), na comunidade de Lagoa do Caverá.
A previsão é que a estrutura física da unidade fique concluída até dezembro deste ano e que o início das operações ocorra em meados de 2025.
A ETA VI - Lagoa do Caverá possui estrutura modular constituída em aço carbono. Ela vai funcionar com reduzida influência do operador, ou seja, atuará de maneira automatizada, lavando os filtros, efetuando o descarte de lodo no decantador e dosando os produtos químicos.
O local contará, também, com dois reservatórios de aço vitrificado, com capacidade para armazenar até 200 mil litros d’água. Estas estruturas terão funções distintas: enquanto uma será utilizada na limpeza do filtro, a outra funcionará como cisterna para bombeamento.
Com capacidade inicial para tratar cerca de 300 mil litros de água por hora, a unidade foi projetada para atender os moradores da localidade anfitriã, mais Sanga da Areia, Sanga da Toca, Santa Catarina, Polícia Rodoviária, Operária, Jardim Cibeli e adjacentes.
“A construção desta Estação de Tratamento de Água é estratégica, pois além de ficar interligada ao sistema de abastecimento administrado pelo SAMAE, vai qualificar o atendimento às localidades situadas na parte sul de Araranguá, região onde ocorre crescente instalação de loteamentos e consequente aumento na demanda”.
Localizada junto à Rua Martins José Gonçalves, em uma área de seis hectares, a ETA VI fica distante a aproximadamente mil metros da Lagoa do Caverá e a cerca de 3 mil metros da BR-101.
A obra dispõe de licença ambiental prévia com dispensa de licença ambiental de instalação emitida pelo instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
Atualmente, o SAMAE mantém as ETAs Belinzoni, Lagoa da Serra, Morro dos Conventos, Distrito Hercílio Luz e Espigão da Pedra.