SAMAE de Araranguá e UFSC farão parceria para estudo sobre destinação de lodos das Estações de Água

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá deu início a uma parceria com o curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Araranguá, com o objetivo de desenvolver um estudo técnico sobre a destinação dos lodos gerados nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s).
Na última semana uma reunião marcou o início da iniciativa, com a presença das professoras Elaine Virmond e Elise Watzko, do curso de Engenharia de Energia da UFSC. Elas irão coordenar os trabalhos juntamente com estudantes da instituição, em parceria com a equipe técnica do SAMAE.
Os lodos, atualmente armazenados em begs, têm origem no processo de clarificação da água bruta. Durante o tratamento, partículas como areia, argila e matéria orgânica ficam retidas, formando o resíduo. Atualmente o SAMAE realiza um grande investimento para dar a destinação correta a esse material. A pesquisa pretende avaliar alternativas que permitam reduzir custos e até viabilizar o reaproveitamento do lodo em outras áreas, com responsabilidade ambiental.
Segundo o diretor-geral do SAMAE de Araranguá, Jairo do Canto Costa, o Jairinho, a parceria fortalece a busca por soluções inovadoras. “Hoje investimos valores significativos com a destinação do lodo das estações. A pesquisa em conjunto com a UFSC pode nos apontar soluções mais econômicas e seguras, e até indicar possibilidades de reaproveitamento, trazendo benefícios para a autarquia e para toda a comunidade”, destacou.