Açude Manoel Angélica: nova etapa da limpeza será realizada

MEIO AMBIENTE
Araranguá
Em parceria com a Prefeitura de Araranguá, o SAMAE vai providenciar a retomada da limpeza do Açude Manoel Angélica no Bairro Jardim Cibeli. Neste sentido está aberto um processo licitatório de 27 de novembro de 2024 até às 08h45min do dia 16 de dezembro de 2024. O objetivo é contratar uma empresa especializada para execução de dragagem, conforme condições e exigências estabelecidas no Relatório Ambiental Prévio (RAP)
A realização da nova etapa da remoção de vegetação (taboa, aguapé, salvinia, alface d ́água de lagoas e resíduos) requer máquinas diferenciadas como: escavadeira, draga, tubulação de sucção e recalque e guindaste, além de mão-de-obra especializada.
O Açude Mané Angélica conta com 16 nascentes, entretanto, problemas crônicos com o desassoreamento, acúmulo de areia e erosão, a vegetação aquática e detritos acabaram ocupando o espaço que deveria ser dos espelhos d’água.
Com a conclusão da primeira etapa de limpeza, a mudança no panorama no Açude Manoel Angélica desperta a atenção de quem passa pelas imediações.