Notícias

Encontro entre coruja e quero-quero ensina e inspira!

“SEXTANDO”
Encontro entre coruja e quero-quero ensina e inspira!
Araranguá

Que tal encarar a sexta-feira inspirado pelo encontro entre dois “mascotes” que mantêm os ninhos no estacionamento interno do SAMAE?

Pois esta cena é um privilégio desfrutado por muitos servidores. Eles não apenas monitoram a rotina das aves como também apreciam a harmônica relação entre estes dois representantes da fauna.

Segundo informações da Biblioteca Digital da Unicamp, a coruja-buraqueira (Athene cunicularia) é mais avistada no país, com hábitos mais diurnos do que noturnos. A espécie costuma ser avistada empoleiradas em troncos de árvores, mesclando-se à tonalidade da madeira.
O nome de 'buraqueira' deriva do hábito da espécie em viver em ninhos cavados no solo. É uma espécie territorialista, os adultos defendem o ninho com voos rasantes contra invasores, predadores e agressores, inclusive o ser humano.

Já o quero-quero (Vanellus chilensis) se alimenta de insetos, minhocas e larvas, além de peixes pequenos e plantas aquáticas. Constrói seu ninho no solo, com até quatro ovos manchados de marrom que se camuflam com facilidade em meio à vegetação. O quero-quero dá o alarme quando algum intruso invade seus domínios. Essa característica faz do quero-quero um verdadeiro vigilante.

A unidade administrativa do SAMAE – Rua Expedicionário Iracy Luchina, nº 711, Bairro Urussanguinha - mantém expediente das 7h às 19h, entre segunda e sexta-feira, sem fechar ao meio-dia.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR