Notícias

SAMAE orienta sobre descarte de óleo de cozinha

ECOPONTOS
SAMAE orienta sobre descarte de óleo de cozinha
Araranguá


Com intuito de tratar de forma eficaz as questões de saneamento e evitar problemas de retorno de esgoto, o SAMAE desenvolve um projeto alertando que o descarte de óleo na pia acumula gordura na tubulação obstruindo a passagem do esgoto. O entupimento da rede pode gerar aparecimento de insetos, além de gastos com a limpeza da caixa de gordura e até causar até a contaminação do lençol freático. Cada um 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.

O engenheiro sanitarista da autarquia, Everson Casagrande, Polaco, destaca que a necessidade de providenciar a instalação de caixas retentoras de gordura nas residências e, principalmente, estabelecimentos comerciais como restaurantes, lanchonetes e padarias.

Em Araranguá, uma das opções para o correto descarte do óleo saturado são os ecopontos. Iniciada há 8 meses, a iniciativa é fruto da parceria entre o Programa SAMAE na Escola, Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e da empresa Bio Óleo.

Há ecopontos instalados em todas as unidades de ensino (escolas e centros de educação infantil) da Rede Pública Municipal. Também há um ecoponto disponível junto a unidade administrativa do SAMAE, Rua Expedicionário Iracy Luchina,nº 711, Bairro Urussanguinha.

Antes de levar para os pontos de descarte, entretanto, recomenda-se que o óleo seja armazenado em garrafas plásticas de água ou refrigerante. Estes vasilhames devem ser bem tapados para não vazar e não contaminar outros materiais.

Fique à vontade para acessar

Nossos serviços mais utilizados abaixo

2ª Via da conta SAC Licitações
Copyrights © 2023 Todos os Direitos Reservados.
Nós não usamos cookies, informações preenchidas nos formulários de contatos são exclusivamente para possibilitar o contato.
Nenhuma informação é repassada ou reutilizada, portanto está em conformidade com a LPGD.
ACEITAR